segunda-feira, 7 de maio de 2012

FAXINAÇÃO


Faxinação



             Minha mãe é visivelmente preocupada com limpeza. Limpeza da casa, da roupa, da comida. Mamãe fala de limpeza como se falasse de religião. Enaltece limpeza em diários discursos, empostando a voz e usando de expressão corporal para provocar, com excelência, sensibilização e convencimento aos seus entes familiares do dever e compromisso para com a adoção do costume quanto à higiene de um modo geral.



Mamãe é insistente com relação à limpeza porque a trata com uma importância vital. Porque em sua sabedoria trata de certo tipo de limpeza abrangente à belíssima condição de ser e estar.



A limpeza da qual mamãe prega é mais que uma limpeza de chão, de móveis, de utensílios e apetrechos. Ela ensina a importância de sermos limpos. Ela ensina a enxergar com olhos limpos. Ensina ter boca limpa, pensamento lavado. Ensina varrer o coração, escovar a carne e ventilar a alma.



Necessário faxinar os olhos, desfazer névoas que embusteiam a brancura do olhar, a transparência que favorece a leitura do bem, enxergar benevolências, declamar compaixão, declarar amor, proclamar preces de solidariedade.



Necessário despoluir, retirar o desprezível, reciclar certo lixo, poluição  vista no dia a dia, para enxergar as mensagens ocultas em entrelinhas de paisagens, de jardins, de movimentos que desfilam inescrupulosamente nas vias da vida. É necessário desentulhar o tapa-olhos para exibir luminosidade interior e promover leitura constante do slogan “Olhe para trás e siga em frente”.



Higiene bucal é mais que escovação dentária e uso de produtos dentífricos. Mamãe nos mostra um especialíssimo processo que higieniza o mal por meio de utilização de imaginário fio dental para descolagem de palavras negativas, destrutivas, agressivas. Boca suja profere maldições, fala com diabo... Boca limpa usa vocabulário doce, meigo, amoroso, generoso. Boca limpa fala com Deus.



O coração, por exemplo, é um tipo de ambiente público. Um tipo de órgão público, semelhante à mão que exige a aplicação de severos cuidados com abundância d’agua em contínuas lavagens para a retirada de possíveis germes a fim de evitar prováveis contaminações. Limpar o coração é preveni-lo de males contagiosos, tipo malquereres, ódios, desvelos egoísticos, malvadezas, e até mesmo fulminâncias que assassinariam a generosidade, a compaixão, o bem-querer e sentimento fraternal.



O pensamento é um poço infinitamente profundo. Um globo de paredes rugosas, cheias de esconderijos. Um ambiente que exige esperteza para o devido asseio. Limpar o pensamento exige a parceria do coração limpo, dos olhos limpos; da boca limpa. Assepsia é, verdadeiramente, o segredo da integridade individual para promover o bem global.



Evitar danos à integridade pessoal, comunitária e global é garantido com sistemático processo de limpeza individual. Hoje sei que devo limpar-me, desfazer de estrumes de meu banco de memórias.



Dedicadamente devo repetir o ciclo da faxina em mim. Limpeza tem a ver com paz. Limpeza é um fator fundamental para se estabelecer a paz. De forma que limpeza é uma questão de paz.



Eu exercito faxinas sistemáticas em mim.

Vanda Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua presença traz alegria, muito grata, viu? Volte sempre.