quarta-feira, 22 de maio de 2013

O ANTES E O DEPOIS


O antes e o depois

 O depois vem após o antes, é claro, é óbvio, naturalmente que sim. Mas, apesar da clareza, este entendimento é de suprema reflexão, em especial sob dois aspectos: o “antes” e o “depois”. Isto não é brincadeira; não é tão simples quanto parece, aliás, entendo que é de uma complexidade, há tramas implícitas, uns quês estremecidos nas profundezas de nossas ignorâncias.
 O antes é todo o processo construtivo. O período de investimento, do cultivo, do plantio. Entendo que o antes é o alicerce do depois. O antes é um período oportuno, é a chance, a chave, o parto. O antes requer detalhes, investimentos, estratégias. Não basta plantar. É necessário adubar, regar, macerar, orar, rogar, e, sobretudo, extirpar as ervas daninhas, os elementos venenosos, para garantir o sucesso e a realização de propostas que acontecem na fase propícia para o investimento no “depois”.  Durante o antes sonhamos, projetamos, programamos, imaginamos, vislumbramos.
 O “depois” é a safra, a colheita, o consumo, o deleite. Toda a realidade está no depois. Diremos que o depois é desconhecido, incerto, talvez previsível. No entanto, apesar de esforços, programação, sensatez e sabedoria, o “depois” poderá surpreender por motivos totalmente alheios à proposta do antes.  
 Foquemos o antes nos preparando para o depois, para o período subsequente que é o depois. Nos prepararmos é envolvente, é massacrante, é contorcionante, é excitante, e especialmente preventivo.
É exatamente no período chamado antes que elevamos nossas antenas, nossa sensibilidade, nossa fé, e enlevamos-nos com a tal esperança.
 É no antes que tomamos o combustível, que alimentamos a despensa, e produzimos a reserva para os potes de beber, porque o depois poderá sofrer interferências e nos flagrar com surpresas agradáveis ou indesejáveis.
 O segredo é aliançar-se ao antes e ao depois. Somos a liga, ou o desande. Até que venha o depois que é o antes do próximo depois do futuro antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua presença traz alegria, muito grata, viu? Volte sempre.